DIFERENÇA ENTRE PROBIÓTICO E PREBIÓTICO por Rômulo Monteiro - INTESTINO SAUDÁVEL

 Hoje é dia de falar de probióticos, prebióticos e simbióticos

 

  A ARTE DO INTESTINO HUMANO. O trato gastrointestinal humano é considerado um micro-ecossistema;. A microbiota intestinal exerce influência considerável sobre série de reações bioquímicas do hospedeiro. Paralelamente, quando em equilíbrio, impede que microrganismos potencialmente patogênicos nela presentes exerçam seus efeitos patogênicos. Por outro lado, o desequilíbrio dessa microbiota pode resultar na proliferação de patógenos ( bactérias ), com consequente infecção bacteriana . 

    Dados experimentais indicam que diversos probióticos são capazes de modular algumas características da fisiologia digestiva, como a imunidade da mucosa e a permeabilidade intestinal. *Os probióticos são classicamente definidos como suplementos alimentares à base de microrganismos vivos, que afetam beneficamente o animal hospedeiro, promovendo o balanço de sua microbiota intestinal (Fuller, 1989). *Os prebióticos identificados atualmente são carboidratos não-digeríveis, são componentes alimentares não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro, por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. O prebiótico pode inibir a multiplicação de patógenos, garantindo assim o equilíbrio intestinal.
Ex: cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo, maracujá, maçã, soja e o feijão azuki, raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.
*Um produto referido como simbiótico é aquele no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados.

 

Atenção: quando eu cito no texto acima a palavra PROBIÓTICO estou me referindo a bactérias benéficas que estão presente de forma natural no seu intestino. Mas em decorrências de diarreias, antibióticos ou a má alimentação, causa uma deficiência dessas bactérias benéficas. 

 Quando eu cito no texto acima a palavra PREBIÓTICO estou me referindo as fibras ( digamos que seja o alimento das bactérias, então assim como você tem que se alimentar todos os dias, as bactérias presente no seu intestino também precisam.


Resultado de imagem para probitotico e prebiotico



Abs

Rômulo Monteiro

Seguimos forte com o plano



Comentários